Correção de cicatrizes
Classificação das alterações cicatriciais
Cicatriz hipertrófica:
É uma cicatriz elevada que não ultrapassa os limites da ferida inicial, causada por produção desordenada de colágeno. Apresenta tendência à regressão com o tempo e não é hereditária.
Queloide:
Cicatriz elevada que ultrapassa os limites da ferida inicial, causada por produção excessiva de colágeno. Não apresenta tendência à regressão com o tempo e é hereditária.
Cicatriz retraída:
É uma cicatriz tensa, que repuxa os tecidos adjacentes (contratura cicatricial, retrátil ou contrátil). Pode restringir os movimentos normais da área afetada.
Cicatriz alargada:
É rasa, frouxa e espalhada. Pode resultar de tensão aumentada nas laterais da cicatriz ou de ruptura de pontos e cicatrização por segunda intenção.
Cicatriz atrófica:
É uma cicatriz mais funda do que o relevo da pele ao redor. Dentre suas causas, pode-se citar pele muito fina e distúrbios de cicatrização devido a doenças metabólicas e carências nutricionais.
Cicatriz discrômica:
Cicatriz mais escura (hipercrômica) ou mais clara (hipocrômica) do que a pele ao redor. A hipercromia é mais comum e pode ser resultado de exposição solar em cicatriz recente, principalmente em pessoas morenas.
A cirurgia
O procedimento realizado para corrigir a cicatriz depende do tipo, tamanho, localização e gravidade da cicatriz, e é escolhido pelo cirurgião plástico de acordo com as necessidades e a tendência de cicatrização de cada pessoa para a realização do procedimento cirúrgico, serão solicitados exames pré-operatórios, como exames de sangue, radiografia de tórax, eletrocardiograma e risco cirúrgico.
Como em qualquer cirurgia, é orientado o jejum de 6 horas, e o tipo de anestesia realizada depende do procedimento que será feito, podendo ser anestesia local, associada à sedação ou anestesia geral. Em alguns casos, um único procedimento é suficiente para garantir resultados satisfatórios, entretanto, em casos mais complexos, podem ser necessários novos procedimentos e/ou tratamentos complementares.
Pós-operatório
Após a cirurgia, podem ser notados o inchaço e vermelhidão do local, prejudicando a avaliação do resultado, o que diminui ao longo do primeiro mês, porém o processo de cicatrização ocorre ao longo do primeiro ano após o procedimento. No período de recuperação, é recomendado:
- Evitar atividades físicas intensas;
- Não se expor ao sol durante 3 meses;
- Nunca se esquecer de usar o filtro solar, mesmo após a completa cicatrização;
Dra. Monique Awad
Cirurgiã Plástica • CRM 52 86219-3
Graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2008, seguindo sua formação ao longo dos 5 anos seguintes, divididos em 2 anos na residência de Cirurgia Geral no Hospital Universitário Gaffreé e Guinle (HUGG – UniRio) e os outros 3 anos na residência de Cirurgia Plástica no Hospital Municipal Barata Ribeiro (HMBR). Desde os tempos da graduação, Monique sempre prezou pelo atendimento individualizado e humanizado, visando uma relação médico-paciente próxima.
Navegue por Procedimentos Cirúrgicos
Locais de Atendimento
Ipanema
Barra da Tijuca
Ed. Ayrton Senna 2 Sala 720
Barra - Rio de Janeiro - RJ
+55 21 3546 9785
+55 21 96741 7668
Centro Médico Rios D'or Taquara
Taquara, Rio de Janeiro
+55 21 3003 3230
+55 21 96710 1580